Energia Solar

 

A Energia Solar

Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na Terra, podem ser aproveitados para a geração de eletricidade. Isto é possível devido a tecnologia fotovoltaica, que transforma luz em eletricidade.

 

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das células fotovoltaicas feitas de silício, segundo material mais abundante na Terra. Assim, não há limites com relação à matéria prima para produção de células fotovoltaicas, que podem ser de silício monocristalino, policristalino e silício amorfo.

 

Células Solares

 

 

Ao atingir a célula, os fótons da luz excitam os elétrons, fazendo-os transitarem pelos átomos, gerando uma corrente elétrica. Quanto maior a intensidade do sol, maior o fluxo de eletricidade. A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua.

 

 

 

 

Por isso, em sistemas conectados à rede, a energia gerada precisa passar por um equipamento chamado inversor, que irá converter a corrente continua em alternada, conforme as características da rede elétrica pública. Assim, a energia que não for consumida pode também ser lançada na rede.

 

 

Entenda como funciona o Sistema Fotovoltaico

 

Diagrama sistema fotovoltaico

 

O diagrama ao lado apresenta os principais componentes de um sistema fotovoltaico conectado à rede.

 

1 - Painel Solar Fotovoltaico

2 - Inversor Grid-TIE (CC /CA)

3 - Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC)

4 - Carga em Corrente Alternada

5 - Medidor Bidirecional

6 - Rede Pública

 

 

Conheça os Benefícios

Peça uma Cotação